As fraldas ecológicas descartáveis têm inúmeras vantagens tanto para o bebé como para o planeta. O preço não é tão apelativo – a sua produção exige um maior investimento e isso traduz-se no aumento do preço apresentado por unidade ao consumidor final – porém as mamãs que as escolhem garantem que a diferença de preço é compensada por outros fatores.
As vantagens apontadas de forma mais frequente são as seguintes:
Normalmente, as fraldas ecológicas são fabricadas com materiais hipoalergénicos que não contêm perfumes, cloro, álcool ou outros elementos nocivos para a pele do bebé. Testadas dermatologicamente para garantir que não provocam alergias nem irritações aos pequenotes, as fraldas ecológicas são indicadas até para as peles mais sensíveis.
Tendo em conta o primeiro ponto, esta segunda vantagem poderia não ser referida. No entanto, os prematuros exigem cuidados redobrados e mais específicos e as fraldas ecológicas podem ser uma solução válida quando as suas defesas ainda não são fortes o suficiente. Se evitam problemas de pele num bebé que ainda não se defende bem, então são uma boa escolha. A Bambo Nature, por exemplo, tem o tamanho 0 – para bebés a partir de 1kg.
Uma fralda ecológica pressupõe uma produção sustentável. A preocupação com o ambiente reflete-se em todo o processo e em todas as escolhas da marca – é uma filosofia que supera os custos. A definição de critérios baseia-se numa avaliação dos impactos durante todo o ciclo de vida do produto - todo o caminho da matéria-prima à produção, ao consumo e aos resíduos. Isso significa que todos os fornecedores de matérias-primas, parceiros comerciais e distribuidores adotam os mesmos princípios de forma a reduzir a pegada ecológica não só de cada empresa mas de cada família que utiliza fraldas ecológicas.